Bio


(Isso é apenas um resumo, se quiser mais sobre outros lançamentos musicais delas vá para a seção "Disco")
PUFFY é uma dupla japonesa de rock e pop com Ami Onuki e Yumi Yoshimura. Elas debutaram em 1996 com o single "Asia no Junshin" (Verdadeira Ásia/True Asia) e começaram uma carreira de sucesso no Japão.
Tudo começou em 1995; ambas tinha se saído bem nas audições da Sony Music Japan. Ami fazia parte de uma banda no ensino médio chamada Hanoi Sex, e conseguiram assinar quando passaram por uma audição da SMJ. Infelizmente a banda não deu certo e se desmanchou, mas mantiveram o contrato com Ami. Enquanto isso, Yumi saiu de sua cidade natal Osaka e se mudou para Tóquio. Ela passou pela audição da Agência de Talentos Chokotto Sokomade e eventualmente encontrou Ami no escritório da Sony Music. Assim, elas duas se tornaram grandes amigas, e como ambas não tinham confiança para se tornarem artistas solos pediram para a Sony fazer delas uma dupla.
Graças ao artista e produtor de música Andy Sturmer, ele deu o nome PUFFY (fofo, em inglês) para a dupla e a partir daí as duas (que foram produzidas pelo cantor e compositor Tamio Okuda) se tornaram um fenômeno musical no Japão.
Em 1997 elas lançaram seu CD de maior sucesso “JET CD”, que alcançou o 1º lugar na Oricon (lista de CDs mais vendidos no Japão) e ganharam oportunidade de ter seu próprio programa, “Pa-Pa-Pa-Puffy” (que durou até 2001).
Em 2000 elas tiveram oportunidade de se apresentarem nos EUA no SXSW junto com outros artistas japonesas, porém devido a alcunha de Sean “Puffy” Combs elas tiveram que acrescentar “AmiYumi” depois do nome. E a partir daí se concentraram no mercado americano, onde lançaram “Spike” em 2001, “An Illustrated History” em 2002, “Nice.” em 2003, “Hi Hi Puffy Ami Yumi” em 2004 e “Splurge” em 2006.
Em 2003 elas tiveram a oportunidade (através do produtor Andy Sturmer) de cantarem a abertura de “Teen Titans” (Os Jovens Titãs) e no ano seguinte ganharam um desenho animado produzido em parceria com o Cartoon Network e Renegade Studios o desenho “Hi Hi Puffy Ami Yumi”. A partir desse desenho elas atingiram vários públicos de diversos países pelo nome e músicas.
Em 2006 elas foram nomeadas como Embaixadoras da Boa Vontade dos EUA pelo governo do Japão (como uma campanha para aumentar o turismo para o país), e cantaram para abertura do anime “Hataraki man” – e lançaram um single também para isso “Hataraku Otoko” (The man working).
No ano seguinte elas comemoraram 10 anos de carreira lançando um álbum com 20 músicas selecionadas por votação dos fãs, “Hit and Fun”. Também cantaram a abertura para o anime “Oh Edo Rocket” (e que foi lançada junto com o single “Boom Boom Beat”) “Oh Edo Nagareboshi IV”..
Em 2011 elas também cantaram para a abertura de “Usagi Drops”, e com o mesmo nome da do anime lançaram o single. Também em seguida lançaram outro álbum com 39 músicas comemorativo dos 15 anos de dupla, intitulado “15”. Em 2013 elas lançaram “Datsu Dystopia” – que serviu também para propaganda de uma agência de viagens.
Embora elas possam ter “sumido” do mercado global (talvez até do próprio japonês), sua história merece crédito. Um grupo que está junto há quase 20 anos é difícil nos dias atuais, e passar pelo o que elas passaram não é para qualquer um. Com o estilo alternativo e ignorando as tendências, elas marcam sua presença.

Escrito por: Cecilia. Não copie sem dar os créditos.
Cr: Peace. Pop. Puffy | Puffy In | Pa-Puffy | Wikipedia | J!Ent